sexta-feira, 27 de junho de 2014

{ 5 pequenas coisas que me fazem sentir bem... } parte - I

...sou uma mulher de gostos simples.



E para ti, quais as pequenas coisas que te fazem sentir bem ?

 BOM FIM DE SEMANA !



 Gosto das Belas Coisas Claras e Simples 


 Para quê alcançar os astros?! Para quê?! Para os desfolhar, por exemplo, como grandes flores de luz! Vê-los, vê-os toda a gente. De que serve então ser poeta se se é igual à outra gente toda, ao rebanho?...
Eu não peço à Vida nada que ela me não tivesse prometido, e detesto-a e desdenho-a porque não soube cumprir nem uma das suas promessas em que, ingenuamente, acreditei, porque me mentiu, porque me traiu sempre.
Mas não choro, não, como os portugueses chorões, não tenho nada de Jere­mias, pareço-me antes com Job, revoltado, gritando impreca­ções no seu monte de estrume.
Não gosto de lágrimas, de fados nem de guitarras, gosto das belas coisas claras e sim­ples, das grandes ternuras perfeitas, das doces compreensões silenciosas, gosto de tudo, enfim, onde encontro um pouco de Beleza e de Verdade, de tudo menos do bípede humano, em geral, é claro, porque há ainda no mundo, graças a Deus, almas-astros onde eu gosto de me reflectir, almas de sinceri­dade e de pureza sobre as quais adoro debruçar a minha.

Florbela Espanca, in "Correspondência (1930)"

12 comentários:

  1. Olá Fê, boa tarde, e boas escolhas, sem dúvida.
    Também acho que não há nada como as coisas simples, onde encontramos um prazer enorme: tem coisa melhor que pão com manteiga e café acabadinho de fazer, com aquele aroma único que só por si nos satisfaz?
    E esse texto de Florbela, sempre Florbela - «a Eterna» - parecendo escrito hoje de manhã. É ou não é?
    bjo amigo

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Mas que bom gosto. Assim, sim!
    Bom fim-de-semana
    :)

    ResponderEliminar
  3. Isso tudo faz muito bem mesmo! Lindo fds! bjs,chica

    ResponderEliminar
  4. Vejo cerejas ... perco-me.

    Bom fim de semana, Fê.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Um feliz fim-de-semana minha querida!


    Beijinhos e estou de regresso!

    ResponderEliminar
  6. { 5 pequenas coisas que me fazem sentir bem... }

    1 - Brincar com as palavras como quem brinca com as cerejas

    2 - Beber café, comprar o jornal,
    mesmo que depois não o chegue a folhear e fique, apenas, a olhar para o ar

    3 - Delirar e sonhar

    4 - Sonhar e delirar

    5 - Ouvir qualquer música desde que não seja uma música qualquer

    ResponderEliminar
  7. Há muitas coisas simples que me fazem sentir bem...

    Comprar um livro ou uma revista e chegar a casa e folheá-lo (pode ter custado 1€ ou 20€ que a alegria é a mesma)

    Café quentinho

    Estar à lareira

    Olhar o mar

    Andar na rua num domingo de manhã cedo, quando não anda ninguém na rua e a cidade é nossa (principalmente no Outono)
    ...

    Um beijinho e bom domingo :)

    ResponderEliminar
  8. Bom fim de semana Prima Fê
    Ontem passei, já era demasiado tarde, julguei que adiantado da hora, me tirasse a lucidez, e encanto das coisas... Saí, sem comentar...
    Hoje, de volta e mais cedo, o mesmo vazio, se apoderou de mim, e não encontro os gostos...
    Gosto de pessoas, honestas, sinceras, sensíveis, sorridentes, amigas, simples ... afinal surgiram, num só.
    Beijinhos
    Mas irei fazer o jogo, com outra disponibilidade ;)

    ResponderEliminar
  9. Temos então muito em comum! Eu, tu e a Florbela...
    Hoje já percorri cada uma das tuas fotos (exagerei em duas: cerejas e café.)

    bjs

    ResponderEliminar
  10. Amiga Fê,

    das 5 coisinhas simples que te fazem feliz a ti, também 4 me fazem feliz a mim! A 5ª, tender a massa para fazer tartes ou rissóis, já lá vai o tempo em que ficava feliz com essa gostosa tarefa, para proporcionar aos meus filhotes uns miminhos de que eles gostavam.
    Agora, não me dou a esse trabalho!

    Quanto ao texto da Florbela, não concordo com ela!
    As lágrimas aliviam-me a tensão emocional e gosto de fados e guitarradas! Por outro lado, já estou de acordo com o seu gosto pelas coisas claras e simples!:)

    beijinhos e boa semana, amiga.

    ResponderEliminar
  11. Quinta, mimar quem gosto, passear na natureza, escrever, animais, ter tempo para mim para poder fazer o que gosto, como ler-te. Beijinhos

    ResponderEliminar



Obrigada por estarem desse lado!
Fê Blue Bird