quarta-feira, 2 de julho de 2014

"... eu posso dizer que escrevo para transformar o mundo. Eu penso que a poesia deve transformar o mundo!" *


Óleo de Álvaro Cunhal
Esta Gente

Esta gente cujo rosto
Às vezes luminoso
E outras vezes tosco 
Ora me lembra escravos
Ora me lembra reis

Faz renascer meu gosto
De luta e de combate
Contra o abutre e a cobra
O porco e o milhafre

Pois gente que tem
O rosto desenhado
Por paciência e fome
É gente em quem
Um país ocupado
Escreve o seu nome

E em frente desta gente
Ignorada e pisada
Como a pedra do chão
E mais do que a pedra
Humilhada e calcada

Meu canto se renova
E recomeço a busca
De um país liberto
De uma vida limpa
De um tempo justo

Do livro GEOGRAFIA, 1967

*

Sophia de Mello Breyner Andresen -- O Nome das Coisas", um documentário produzido e realizado pela Panavideo para a RTP 2. Com testemunhos de quem com ela conviveu e também de quem, com a necessária distância, consegue analisar a dimensão da sua obra, este documentário dá a conhecer aquela que é considerada por muitos como uma das mais importantes poetas portuguesas do século XX.

12 comentários:

  1. Muito lindo! bela homenagem! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  2. Sophia: as palavras raras, encantatórias, límpidas, mas também lúcidas e preocupadas com a Justiça e a Liberdade. Faz-nos falta. Obrigada pelo documentário.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Uma justa homenagem.
    Que foi uma grande poeta e uma grande mulher.
    Bom resto de semana, querida amiga Fé.
    Beijo.

    PS: perguntas em cima se gosto da música do teu blogue, mas eu não ouço música nenhuma...

    ResponderEliminar
  4. Não só a poesia como a boa prosa.
    Também uma lira, um cravo... ou uma rosa.
    (De preferência sem espinhos).

    :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Fê voltei!

    Excelente escolha, belíssima homenagem.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  6. Belissimo momento querida amiga ,muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  7. "Faz renascer meu gosto
    De luta e de combate
    Contra o abutre e a cobra
    O porco e o milhafre"

    Faz, ainda!

    ResponderEliminar
  8. Tenho, que arranjar tempo, para ver o video.
    mas não haja dúvida, que a "menina do mar", encantou corações...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Uma grande mulher, daquelas que conseguiram, com o seu valor, engrandecer o nosso genero. Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. querem calar Sophia, nas escolas... a sua voz tornou-se incómoda :(

    ResponderEliminar
  11. querem calar Sophia, nas escolas... a sua voz tornou-se incómoda :(

    ResponderEliminar



Obrigada por estarem desse lado!
Fê Blue Bird