quarta-feira, 12 de novembro de 2014

" nha cretcheu “

O Verdadeiro Gesto de Amor  

"Aquilo que de verdadeiramente significativo podemos dar a alguém
 é o que nunca demos a outra pessoa, porque nasceu e se inventou por obra do afecto. 
O gesto mais amoroso deixa de o ser se, mesmo bem sentido, representa a repetição
 de incontáveis gestos anteriores numa situação semelhante. 
O amor é a invenção de tudo, uma originalidade inesgotável.
 Fundamentalmente, uma inocência."

Fernando Namora, in 'Jornal sem Data'


 

A expressão Cabo Verdiana "nha cretcheu", significa meu/minha querido(a), mas apenas se usa em casos de extrema dedicação e carinho e sempre que a pessoa visada habita bem no fundo do nosso coração. É curioso como certas expressões fora da nossa língua dão um "click" na nossa percepção emocional e nos fazem sentir que as palavras, seja qual for o idioma, têm o condão de transmitir, de um modo abrangente, sentimentos e afectos.





sair à rua com uma sede imensa
de te esquecer
sentar-me num lugar com indiferença
por não te ver
e de repente sei que é isto que eu não quero
olhar à volta e saber que ainda te espero
sentir a sensação de quem não está no seu lugar
não quero lá estar
assim...

nha cretcheu
nha cretcheu...

voltar a casa com um sentimento
de solidão,
fingir que estás no pensamento
sem razão
e de repente sei que é isto que não quero
voltar a casa e saber que ainda te espero
fazer de conta que já estou no meu lugar
mas não quero lá estar
assim...

nha cretcheu
nha cretcheu... 



Nha Cretcheu
Sara Tavares
Composição: Sara Tavares e Ani Fonseca

*

11 comentários:

  1. Que lindo tudo isso! Nunca tinha ouvido essa expressão! Gostei! bjs,chica

    ResponderEliminar
  2. ~
    ~ ~ Um dia bom e agradável. ~ ~

    ~ ~ ~ Abraço amigo. ~ ~ ~

    ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia a expressão e a letra da música é bela. Tenho-a como "meu amor", dita com verdadeiro sentimento. Todas as manifestações de afeto, independente das palavras usadas, são mágicas. Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Sara Tavares, ainda há pouco tempo a ouvi. A musica é a minha companhia nas longas viagens que faço. Quanto à expressão não sabia o seu significado. Há palavras especiais que apenas a dizemos a pessoas especiais. Hoje banaliza-se muito a palavra amor. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia o poema e gostei, conhecia a música e gostei de a relembrar.
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
  6. não conhecia o significado da expressão.
    E passei a gostar mais do poema.
    Da música já gostava.
    Bfds

    ResponderEliminar
  7. Aprendi hoje mais um pouco querida amiga ,gostei muito deste lindo momento ,muitos beijinhos

    ResponderEliminar

  8. Olá Fê,

    Que imagem mais ternurenta! Linda!
    Não conhecia a música e nunca tinha ouvido falar nessa expressão "nha cretcheu". Bela melodia e a voz da cantora é de uma suavidade deliciosa.

    Linda postagem.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  9. Que lindo!
    E que belo blog o teu, Fê! Certa vez eu pensei em criar um parecido, mas sob fortes influências dos garotos de Liverpool, seria "Blackbird" haha.
    Boa semana!

    ResponderEliminar



Obrigada por estarem desse lado!
Fê Blue Bird