quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Finalmente conseguiram ...


foto de Mikael Sundberg



Tive uma infância feliz, era uma criança alegre, sonhadora e com muita imaginação. Quando fui para a escola primária a professora tudo fez para anular essas minhas capacidades, no entanto digo-vos com orgulho que nunca o conseguiu.
Para ela tudo tinha que obedecer a regras e leis que eu detestava e não compreendia, não tem conta os castigos que levei, só porque me revoltava e fugia daquele mundo real de mais para mim.
Foram anos difíceis, mas como tudo tem um lado positivo, aquela experiência em vez de me traumatizar fortaleceu-me o carácter lutador.  Ao longo da vida, principalmente nos momentos mais complicados mantive sempre essa firmeza, nunca ninguém iria conseguir roubar-me os sonhos e a alegria de viver.
Ultimamente, sempre que vejo o olhar triste do meu filho,  por mais que procure, já não encontro dentro de mim essa luz, essa chama...
                   
...acho que finalmente conseguiram !

Fê blue bird

24 comentários:

  1. Nem penses
    Nem penses desistir
    Eles não conseguem
    Eles não podem conseguir

    Há momentos assim, de quebra
    Amanhã a força regressa

    Talvez teu filho precise desse teu ânimo

    ResponderEliminar
  2. Não , prima não comseguiram. Volta atrás e recomeça. E dá esperança ao teu filho.
    Prima não quero ver-te triste
    Kis:=(

    ResponderEliminar
  3. Fê, por vezes parece até que nos derrubam, mas logo levantamos fortes como leoas, ainda mais pra fazer voltar a alegria de um filho! bjs, tuuuuuuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  4. Deve ser dificil ver tamanho olhar triste num filho que certamente a corroi por dentro por tantas amarguras de uma vida madrasta em que infelizmente todos vivemos ,espero que acima de tudo essa esperança renasça no seu coraçao ,nunca se esqueça mae e sempre um enorme pilar de uma famila ,um eterno porto de abrigo para todos os momentos da vida ,muitos beijinhos no <3 .

    ResponderEliminar
  5. Não conseguiram nada, nem vão conseguir, minha querida. Lembra-te que tens em ti a força do Carneiro, o 1º signo do Zodíaco, o do início da Primavera!

    Uns dias para baixo, mas outros para cima!

    Beijinhos "arianos"....

    ResponderEliminar
  6. Boa noite Fê.
    Muito dificil ver olhar triste de um filho,mas lembre-se por esse mesmo motivo a sua alegria, o seu sorriso não pode faltar jamais para ele, você é a fortaleza dele, o seu dialogo constante mode mudar tanto o seu dia, como quem sabe o seu futuro. Lhe desejo de coraçao que possa ver a risada e alegre estampada no rosto dele nesse Natal.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  7. É preciso dar a volta e conseguir também animá-lo.
    um beijinho e força.
    Gábi

    ResponderEliminar
  8. É doloroso ver o olhar triste de um filho, é uma tortura quando nada podemos fazer para que o olhar volte a brilhar, mas não podes deixar ir abaixo, o teu filhote precisa imenso de ti e, não pode sentir que a sua tristeza seja a causa da tua.
    FORÇA muita Fê.
    Que posso eu dizer-te mais Fê se também eu todos os dias vejo o olhar triste da minha filha e dos meus netos. Nestes dias vi um sorriso neles, obrigada Fê.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Existe em nós uma força que nos diz:
    - Não, não conseguirão derrubar-me.
    Mesmo caído hei-de levantar-me. Haverei de dar forças aos mais novos e dizer-lhes que ninguém me poderá roubar os sonhos e a esperança.

    Votos de Boas festas

    ResponderEliminar
  10. ~ ~ ~

    ~ A formação de professores tem evoluído muito.~

    ~ Sempre houve carreiristas que depressa esqueceram o que deveriam ter aprendido a Psicologia e Pedagogia,
    apenas "colaram" conhecimentos para os testes. ~

    ~ A tristeza do filho pode não ter a mesma origem que a sua luta escolar
    e ser extrínseca à sala de aula. ~

    ~ É preciso muito tato para descobrir o que se passa:
    se o filho sabe que agirá como uma leoa, embaraçando-o, dificilmente se abrirá. ~

    ~ O diálogo com os professores é muito importante e talvez encontre ótimos colaboradores
    na investigação dos motivos que põe o filho triste. ~

    ~ ~ As crianças sacrificadas por "bullying" sofrem silenciosas,
    caso contrário, não existiriam vítimas. ~ ~

    ~ ~ Por vezes, não se registam atos de vandalismo, mas simplesmente
    o menosprezo de uma pessoa ou líder muito admirado. ~

    ~ ~ O seu exemplo de espírito indómito e livre, é um ótimo exemplo para o seu filho, pode crer. ~ ~

    ~ Tem de desmontar essa avaliação muito negativa que tem dos professores,
    o diálogo é fundamental, sem dúvda! ~

    ~ ~ ~ Abraço amigo. ~ ~ ~

    ~

    ResponderEliminar
  11. desistir nunca, nem pelas vezes que nos falta o chão...

    :)

    ResponderEliminar
  12. Meus queridos amigos e amigas obrigada por me darem força e ânimo.
    Desculpem mas tenho dias assim de desanimo, e foi num desses momentos que ontem escrevi o que me vai alma.
    São quase cinco anos de luta, de procura, sem que o meu filho consiga encontrar um trabalho que o dignifique. Pelo meio ainda apareceu a doença que o estigmatiza, pois a sociedade não ajuda quem mais precisa.
    Devia-vos esta explicação.
    E estejam descansados, não vou desistir, não posso, por mim e principalmente por ele.

    Obrigada!
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga eu ja te conheço, foi apenas um desabafo, você é forte, esto é normal, um dia fraquejarmos mas, no dia seguinte encontramos força e reagimos. Assim é a amiga que aprendí a admirar e a acompanhar. Colocarei vc e seu filho nas minhas orações, logo logo estarão sorridentes e felizes, confie e não desanime, se cair levante... bjs

      Eliminar
  13. ~

    ~ ~ Força guerreira! ~ ~

    ~ ~ Beijinho. ~ ~
    ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  14. Despacho:
    Não se aceitam desistências. A vida continua. Mesmo que tenha que ser vivida um dia de cada vez. O que é uma realidade.

    Beijinho, amiga.

    ResponderEliminar
  15. Voltei atrás para dizer que este 'tapete musical' é de uma intensidade impressionante.

    ResponderEliminar
  16. Como te compreendo...
    Mas não desistas e nem deixes que os teus filhos o façam.
    FELIZ NATAL, querida amiga Fé.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  17. Não desistirás!

    Beijinho de boa noite.

    (O blogue está lindo.)

    ResponderEliminar
  18. Prima!
    Que posso dizer, que te entendo, e de que maneira ...
    Mas não vão conseguir, é mais um motivo, para continuar...

    Beijinhos e muita forçaaaaaaa,

    ResponderEliminar
  19. Demorei a vir, desculpe, nos últimos dois meses, nasceram três netinho, o tempo encurtou muito e acabei não vindo ao mundo virtual por quase um mês, mas estou feliz por aqui estar e triste porque aquela luzinha não apaga nunca meu anjo pode ficar nublada, a minha ficou com a partida de meu Luiz, mas acreditar nos sonhos eu ainda acredito, apenas não os tenho mais, apenas sonho com a felicidade de meus filhos, que eles encontre a felicidade nas pequenas coisas da vida, na simplicidade. Mas você não deve desistir de seus sonhos, aquela luzinha se chama esperança e é ela que nos impulsiona, bjos Luconi

    ResponderEliminar
  20. Votos de um Santo Natal para si e família
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Quando comecei a ler o seu texto, perguntava-me se seria real ou só literatura. Já percebi que é real. Não sou mãe, mas tenho muitos sobrinhos e já passamos por fases difíceis, mas perder a fé e a esperança, nunca!

    Eu sou uma pessoa de fé ( em Alguém, Algo Superior, não sei bem definir...) e acredito que nada dura para sempre, nem o bem, nem o mal. E depois de cada acontecimento difícil, alguma coisa positiva haveremos sempre de tirar.
    De certeza que há-de chegar o fim desta fase mais complicada, mas perder a esperança é que não.

    Boas festas e desejo muita sorte ao seu filho. De certeza que há-de aparecer um trabalho para ele :)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  22. Fê, não tenho filhos, mas sei que ver olhos tristes em pessoas queridas nos abala. Queremos ajudar e não sabemos como. O imenso amor que as mães lhes dedicam é o melhor caminho. O estímulo e a compreensão que encontram em casa lhes dão força, mesmo que, em alguns momentos, possa parecer que não estão surtindo efeito. Que Deus ilumine os seus e os caminhos dele, para que a realização chegue e deixe ambos felizes. Grande beijo!

    ResponderEliminar
  23. Amiga nunca ninguém conseguiu ou conseguirá destruir os meus sonhos, anular-me e essa é a única riqueza que eu tenho. Felizmente nasci com grande auto-estima que me ajudou a defender-me contra os inimigos, que todos temos e às vezes vivem ao nosso lado. Não deixes que te destruam porque aí sim, tudo acaba. Por ti, pelo teu filho continua a sonhar e a acreditar em ti. Beijinhos

    ResponderEliminar



Obrigada por estarem desse lado!
Fê Blue Bird