sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

O tempo que resta ...


Uma das últimas interpretações de Serge Reggiani, incluída na banda sonora do filme francês "Deux jours à tuer" (2008).
O peso do tempo sente-se na voz "arrastada" do cantor e a incerteza do tempo que ainda lhe resta . Esta canção pode ser também se assim o entendermos um hino à vida!
Sugiro que leiam o poema com o coração:

O tempo que resta

Quanto tempo?
Quanto tempo ainda?
Anos, dias, horas?
Quanto?
Quando penso nisso, como me bate o coração.
Meu país é a vida.
Quanto tempo ainda?
Quanto?
Eu amo tanto o tempo que me resta.
Quero rir, correr, chorar, falar,
e ver e crer, e beber, dançar,
gritar, comer, nadar, saltar, desobedecer.
Eu não acabei, eu não acabei.
Voar, cantar, partir, voltar a partir.
Sofrer, amar, eu amo tanto o tempo que me resta.
Já não sei mais onde nasci, nem quando.
Sei que não foi há muito tempo… e que meu país é a vida.
Eu também sei que meu pai dizia…
“O tempo é como o seu pão,
Guarde um pouco para amanhã”.
Ainda tenho o pão,
Ainda tenho tempo, mas, quanto?
Quero brincar ainda, quero rir às gargalhadas.
Quero chorar rios de lágrimas.
Quero beber barcos inteiros de vinho, de Bordeaux e da Itália
Quero dançar, gritar, voar, nadar em todos os oceanos.
Eu não acabei, eu não acabei.
Quero cantar.
Quero falar até ficar sem voz.
Eu amo tanto o tempo que me resta.
Quanto tempo?
Quanto tempo ainda?
Anos, dias, horas, quanto?
Quero as histórias, as viagens.
Tenho tanta gente a ver, tantas imagens, de crianças, de mulheres,
de grandes homens, de pequenos homens, engraçados, tristes, muito inteligentes, bobos.
Que engraçado, os bobos me rodeiam,
Como as folhas entre as rosas.
Quanto tempo?
Quanto tempo ainda?
Anos, dias, horas, quanto?
Não me importo, meu amor.
Quando a orquestra parar, continuarei dançando,
Quando os aviões não mais voarem, eu voarei sozinho.
Quando o tempo parar, eu a amarei ainda.
Eu não sei onde, eu não sei como,
mas eu ainda a amarei.
Está bem?

 Le temps qui reste (récit)
Serge Reggiani

*

BOM FIM DE SEMANA !

Fê blue bird

25 comentários:

  1. A canção pode ser um hino à vida? Pode ser não, é.

    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. ~ ~ ~

    ~ ~ Que dure a Vida, ainda que dura seja! ~ ~

    ~ Amorosa Blue Bird, um aconchegante e terno fim de semana. ~

    ~ ~ ~ E... Viva a Vida! ~ ~ ~

    ~ ~

    ResponderEliminar
  3. Boa noite querida amiga assim e a vida ,nem tudo sao sonhos a dureza da vida faz parte da nossa propria existencia ,um maravilhoso fim de semana ,muitos beijinhos no <3

    ResponderEliminar
  4. Depois de um longo afastamento estou tentando de alguma forma
    visitar minhas lindas amizades.
    Logo chegará o Natal é justo estar entre as
    amizades que esteve comigo no decorrer desse ano.
    Levando meu eterno agradecimento
    a única palavra para traduzir
    tudo que estou sentindo nesse momento.
    Sua amizade é muito importante para mim
    um presente grandioso de Deus.
    Um feliz final de semana beijos.
    Evanir.

    ResponderEliminar
  5. Muitas vezes dolorosa!
    Obrigada Fê, um bom fim de semana para ti Também.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Quando a orquestra parar, continuarei dançando.
    Para todos os dias mesmo aqueles que são de Outono
    Bj

    ResponderEliminar
  7. Oi, Fê!
    Uma bela interpretação! Tinha de ser essa voz...
    O amor à vida há de ser infinito!!
    Beijus,

    ResponderEliminar
  8. Olá amiga Fê,

    Maravilhoso recordar Serge Reggiani.

    Desejamos que passes um Natal muito feliz com muita saúde, amor e paz e que o ano de 2015 te traga muita felicidade e transforme os teus sonhos em realidade.

    Seguindo a máxima “Ano Novo, Vida Nova”, informamos que o Farol vai sofrer algumas mudanças já a partir do próximo mês de Janeiro.

    Assim, aproveitamos para te convidar a participar no desafio com o qual em 2015 iniciaremos essa mudança.

    Beijinhos e abraços dos amigos,

    Argos, Tétis e Poseidón

    ResponderEliminar
  9. MAIS CEDO OU MAIS TARDE TODOS NÓS IREMOS, ATÉ LÁ VAMOS VIVER, CANTAR, DANÇAR E SER FELIZ! BOAS FESTAS!

    ResponderEliminar
  10. Hoje vim deixar meu abraço pelo ano
    todo que vc esteve comigo, agradeço seu carinho
    vou sair de férias e volto em janeiro com meus posts
    favoritos, espero que nossa amizade permaneça em 2015
    Desejo um feliz Natal e um novo ano cheio de muita Paz

    Aqui minha gratidão por tudo

    └──●► *Rita!!

    ResponderEliminar
  11. Maravilhosa a canção! É mesmo um hino à vida, porque mostra o desejo de tanto ainda se fazer! Fê, o vídeo emociona. Bjs.

    ResponderEliminar
  12. Ninguém tem o tempo contado, por isso é uma canção para qualquer um.

    Viva a vida!

    Um beijinho:)

    ResponderEliminar
  13. Ai que saudades de Reggiani! E daquele tempo lá atrás...

    Beijo

    ResponderEliminar
  14. “O tempo é como o seu pão,
    Guarde um pouco para amanhã”.

    Serge é meu irmão

    ResponderEliminar
  15. A imagem em cima dá mesmo vontade de entrar.
    Li as palavras com atenção, agora vou ouvir a música.
    um beijinho e bom fim-de-semana também
    Gábi

    ResponderEliminar
  16. ·.✿✿ミ Emocionante a música e a letra dela!

    ╭✿╯Bom domingo! Boa semana!
    ╰✿╮Beijinhos do Brasil.° ·.

    ResponderEliminar
  17. Que coisa tão natalícia, Fê! As imagens, o post, a poesia...

    Obrigado pela poesia do post...
    beijinho amigo

    ResponderEliminar
  18. O fogo da lareira a crepitar dá vontade de entrar e ficar saboreando o calor da tua amizade.
    Não vejo é a comida na mesa! Está escondida? :)

    Terminou o tempo que resta e termino eu de escrever! Fica-me a sensação de vida breve, tão breve...

    Beijinhos grandes, amiga Fê!

    ResponderEliminar
  19. Seja quanto for, que seja vivido na sua plenitude
    Beijinhos, votos de boa semana

    ResponderEliminar
  20. Seja quanto for, que seja vivido na sua plenitude
    Beijinhos, votos de boa semana

    ResponderEliminar
  21. A canção é mesmo um hino à vida. Gosto de Reggiani. Obrigada pelo momento.
    Um beijo e desejos de um Bom Natal.

    ResponderEliminar
  22. Maravilhoso! Votos de festas felizes!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. É um hino à vida, sem duvida, lindo hino à vida. Beijinhos

    ResponderEliminar



Obrigada por estarem desse lado!
Fê Blue Bird