segunda-feira, 16 de novembro de 2015

A Mente Livre Está em Perigo

desenho crayon da minha amiga Léah

"A nossa espécie é a única espécie criativa, e tem apenas um único instrumento criativo, a mente e espírito únicos de cada homem. Nunca nada foi criado por dois homens. Não existem boas colaborações, quer em arte, na música, na poesia, na matemática, na filosofia. De cada vez que o milagre da criação acontece, um grupo de pessoas pode construir com base nela e aumentá-la, mas o grupo em si nunca inventa nada. A preciosidade reside na mente solitária de cada homem.

E agora existem forças que enaltecem o conceito de grupo e que declararam uma guerra de exterminação a essa preciosidade, a mente do homem. Através das mais variadas formas de pressão, repressão, culto, e outros métodos violentos de condicionamento, a mente livre tem sido perseguida, roubada, drogada, exterminada. E este é um rumo de suicídio colectivo que a nossa espécie parece ter tomado.

E é nisto que eu acredito: que a mente livre e criativa do homem individual é a coisa mais valiosa no mundo. E é por isto que eu estou disposto a lutar: pela liberdade da mente tomar qualquer direcção que queira, sem direcção. E é contra isto que eu vou lutar com todas as minhas forças: qualquer religião, qualquer governo que limite ou destrua o indivíduo. É isto que eu sou e é esta a minha causa. Posso até compreender que um sistema baseado num padrão tenha que destruir a mente livre, pois esta é a única coisa que pode inspeccionar e destruir um sistema deste tipo. Concerteza que compreendo, mas lutarei contra isso por forma a preservar a única coisa que nos separa das restantes espécies. Pois se a mente livre for morta, estaremos perdidos.

John Steinbeck, in 'A Leste do Paraíso'

~~ * ~~

a ouvir... Sia - Bird Set Free 

Bird Set Free
Clipped wings, I was a broken thing
Had a voice, had a voice but I could not sing
You would wind me down
I struggled on the ground
So lost, the line had been crossed
Had a voice, had a voice but I could not talk
You held me down
I struggle to fly now

But there's a scream inside that we are frightened
We hold on so tight, we cannot deny
Eats us alive, oh it eats us alive
Yes, there's a scream inside that we are frightened
We hold on so tight, but I don't wanna die, no
I don't wanna die, I don't wanna die

I'm not gon' care if I sing off key
I find myself in my melodies
I sing for love, I sing for me
I shout it out like a bird set free
No I don't care if I sing off key
I find myself in my melodies
I sing for love, I sing for me
I'll shout it out like a bird set free
I'll shout it out like a bird set free
I'll shout it out like a bird set free

Now I fly, hit the high notes
I have a voice, have a voice, hear me roar tonight
You held me down
But I fought back loud

But there's a scream inside that we are frightened
We hold on so tight, we cannot deny
Eats us alive, oh it eats us alive
Yes, there's a scream inside that we are frightened
We hold on so tight, but I don't wanna die, no
I don't wanna die, I don't wanna die

I'm not gon' care if I sing off key
I find myself in my melodies
I sing for love, I sing for me
I shout it out like a bird set free
No I don't care if I sing off key
I find myself in my melodies
I sing for love, I sing for me
I'll shout it out like a bird set free

I'll shout it out like a bird set free
I'll shout it out like a bird set free
I'll shout it out like a bird set free
I'll shout it out like a bird set free
I'll shout it out like a bird set free


22 comentários:

  1. Que texto maravilhoso Fê!
    Pássaros são poemas que chegam,não sabem de onde,e pousam no livro que lês.(Mario Quintana)
    Bjs e uma ótima semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  2. Um belo texto que estou completamente de acordo.
    Um abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Certamente, Fê, "qualquer governo que limite ou destrua o indivíduo" deve ser rejeitado. Sua amiga desenhou divinamente o passarinho! Beijos, Fê, linda semana!

    ResponderEliminar
  4. "I'm not gon' care if I sing off key
    I find myself in my melodies
    I sing for love, I sing for me
    I shout it out like a bird set free
    No I don't care if I sing off key
    I find myself in my melodies
    I sing for love, I sing for me
    I'll shout it out like a bird set free"

    (as mentes prendem-se
    prendendo o corpo
    e o estômago)

    ResponderEliminar
  5. Concordo. Se não podermos dizer o que pensamos, nada somos.

    ResponderEliminar
  6. Postagem maravilhosas! Amei!!

    Beijos
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Tantas vezes querida amiga não passamos de números nesta sociedade hipócrita ,pois até podemos ter a desejada liberdade ,mas tantas vezes oprimida ,podemos até viver numa sociedade de direitos ,direitos que extravasam os limites ,a liberdade de pensar de criar tantas vezes acaba no ecoar do silêncio ,pois querida amiga o mundo carece hoje de lideres ,de pesadores que iluminem este mundo adormecido pelo ódio ,beijinhos no coração.

    ResponderEliminar
  8. Que bela escolha, Fê!!!

    O mundo está violento, cruel, assustador!!

    ResponderEliminar
  9. Querida Amiga sensibilizada por teres escolhido meu desenho para ilustrar este texto que fala do mais importante que um ser humano pode ter e lutar para preservar, a liberdade do pensar, do agir, do querer... A liberdade total.
    Para estes tempos tão amargos que o mundo atravessa o texto que você escolheu não poderia ser mais
    certo, parabéns..
    Obrigada grande abraço, Léah

    ResponderEliminar
  10. Quem consegue viver com a mente prisioneira? A plenitude passa pela liberdade de pensamento e expressão. Sem isso seremos meras marionetas

    Excelente! Tenho o romance de John Steinbeck, "A Leste do Paraíso", em três livros! Uma obra e tanto.

    Por acaso já os li há tanto tempo que nem me lembrava desse excerto.

    Um grande beijinho de plena liberdade!
    Janita

    ResponderEliminar
  11. Não podemos perder o pouco que nos resta a liberdade.
    Ás vezes apetecia-me hibernar, e só voltar quando os povos se entendessem, é mau demais o que seres "humanos" estão a fazer aos outros :(

    Beijinhos e boa semana

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  12. Olá querida FÊ,

    Não poderia ter escolhido melhor reflexão para a época conturbada que estamos vivendo.
    Sem liberdade, nada somos. É o bem mais precioso do ser humano e nada pode violá-lo. Lutar pela sua preservação é lutar pela vida. Somente livres poderemos exercitar nossa capacidade de escolha, de raciocínio, de pensamento e de expressão.

    Linda a música.

    Também linda e oportuna a ilustração de autoria da sua amiga Léah

    Feliz semana.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  13. Um texto fantástico e uma magnífica escolha para a época tão atribulada que atravessamos
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. ~~~
    ~ Excelente e muito oportuna esta citação de Steinbeck.

    ~ Li exaustivamente a notável obra. Era muito jovem, pelo que, achei-a impressionante.

    ~ O livro tem 63 anos... Como as palavras do autor parecem atuais!

    ~~~~ Beijinhos. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar


  15. uma escolha muito acertada para os tempos conturbados que estamos a viver.

    boa semana.

    beijo

    :)

    ResponderEliminar
  16. Gostei muito do texto; tenho o livro mas ainda não o li. Tenho vários dele.
    A pintura é linda, apesar do pássaro estar preso...
    Um beijinho:)

    ResponderEliminar
  17. Oi Fê
    Este texto nos leva a sentir com mais exatidão essas barbáries que temos assistido
    Que a liberdade prevaleça mas que seja para o bem
    Uma mente liberta que faça escolhas para o bem da coletividade
    Que esta mente não seja usada para crimes hediondos
    Precisamos voar em liberdade na busca pela paz
    Um beijo minha querida

    ResponderEliminar
  18. Mentes livres sempre! Um beijo querida amiga

    ResponderEliminar
  19. Um belo texto amiga que serve para refletir! Parabéns pelo mesmo e adorei o desenho! Bj e obrigada pela visita

    ResponderEliminar
  20. Um belo texto amiga que serve para refletir! Parabéns pelo mesmo e adorei o desenho! Bj e obrigada pela visita

    ResponderEliminar
  21. Fê, o pássaro de sua amiga está belo. Gostaria de saber desenhar, pintar ... (rss).
    Escolheu um texto muito apropriado. A liberdade de pensar ninguém nos tira. Não pode ser aprisionada. Infelizmente, pode é ser manipulada. Bjs.

    ResponderEliminar
  22. Li tudo quanto era deste autor muito nova, porque vi a adaptação de "A Leste do Paraíso" com James Dean
    e me identifiquei totalmente com a sua personagem.

    Beijinhos

    ResponderEliminar



Obrigada por estarem desse lado!
Fê Blue Bird