quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Quem me sabe responder ?

 A árvore perguntou ao vento:
-Vento, porque me despes e me expões assim? 
Não sabes que preciso das folhas para compor o meu corpo e dar sombra a quem precisa?


 O vento respondeu :


-Árvore, tudo na vida tem um propósito, o meu é desfolhar-te todos os anos para florires de novo, ainda mais bela do que dantes.

Pergunto:

- Será que toda a renovação precisa de dor e de desnudamento, ou haverá outra maneira de voltarmos a florir?




a ouvir - Caitlin T. Delaney & Maximilian Mross
"Say Something" (A Great Big World) Cello and Piano Cover

26 comentários:

  1. Oi Fê eu responderia que:
    Não há necessidade de dor e desnudamento para voltar a florir e sim
    uma adubação perfeita em terra fértil e assim nascerá uma nova árvore
    e com muitas flores,isso só irá depender de aprender a fazer um novo plantio.
    Para pensar!!
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  2. É uma boa questão, Fê ! :)
    ... mas se virmos bem, lá bem no fundo, qualquer "renovação" tem o seu "preço" !
    Voltar a florir, implica "perda anterior" (por vezes penosa) e quantas vezes leva o seu tempo e trabalho para se florir de novo ?! ...

    Beijinhos, Fê, bem floridos ! :)

    ResponderEliminar
  3. Como já alguém disse... a dor é inevitável... mas o sofrimento, é opcional!
    Ultrapassar o sofrimento, e conseguir florescer de novo... é a verdadeira beleza do processo... e o que não nos matou... apenas nos tornou mais fortes... dizem... embora às vezes... fiquem umas marcas... enfim! Troféus de batalhas vencidas... são inevitáveis também!...
    Como sempre, um post fantástico, por aqui!
    Beijos! Continuação de boa semana!
    Ana

    ResponderEliminar

  4. ao certo, certo
    não sei
    ultrapasso a incerteza
    plantando árvores
    e distribuindo palavras-semente
    (Mudar o Mundo
    não custa muito
    leva é tempo!)

    ResponderEliminar
  5. Para florir não deveria existir dor, mas há dores que dificilmente deixam florir de novo, eu sei, eu sinto.

    Um beijinho Amiga

    ResponderEliminar
  6. Totalmente de acordo. Adorei!

    Beijos
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Há visões que, sem dor, têm determinadas tonalidades. Há outras, contudo, que só se alcançam com dor. Possivelmente tudo faz sentido, as coisas funcionam em função umas das outras. No entanto tenho para mim que as maiores recompensas são as provêm dum esforço maior.

    Uma boa semana :)

    ResponderEliminar
  8. Profunda tua pergunta! Tomara não precise de sofrimento pra florir novamente! bjs, chica

    ResponderEliminar
  9. Já que perguntas eu vou responder, amiga Fê. Claro que é tão simplesmente a minha opinião.
    O vento tem razão e a Mãe Natureza sabe o que faz.
    Para haver uma verdadeira renovação precisamos de nos despir daquilo que está gasto e cansado. Não tem de haver necessariamente, sofrimento nesse processo. As folhas, quando forem precisas para dar sombra ao viajante, já lá estão novas e revigoradas.

    Connosco é a mesma coisa. Se não soubéssemos o que era o desconforto, não saberíamos dar valor ao aconchego!

    Acho que todo esse processo se chama: VIDA...:)

    Beijinhos aguardando a renovação primaveril!!

    Janita

    ResponderEliminar
  10. Penso que haverá imensas maneiras de voltar a florir,dependerá do modo de ser de cada um de nós. A minha equivale à descrita na questão.
    Bj

    ResponderEliminar
  11. Eu penso que todos os renascimentos são sofridos. Quando era miúda, ajudava muita vez o meu pai a semear as baratas. Para as semear elas eram cortadas em vários bocados. Se a natureza actua assim, é natural que aconteça o mesmo connosco.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Boa noite minha querida amiga.
    Uma boa pergunta, a minha resposta eu não sei, como queria saber, será que para renovamos é preciso sofrer? acho que é preciso amadurecer, muitas vezes as nossas experiencias do dia a dia, nos faz renovar sem sofrimento, mas muitas vezes apreendemos com o sofrimento, emfim ainda quero saber a resposta rsrs. Lindos dias minha linda amiga, enorme abraço.

    ResponderEliminar
  13. Penso que sim querida amiga ,a vida seria demasiada rotineira se tudo fosse perfeito ou não fossemos imperfeitos por natureza ,beijinhos querida amiga.

    ResponderEliminar
  14. Renovar-se é despir-se do velho, do rotineiro e abrir-se ao novo. Se haverá dor? Depende de cada um com cada e qual! beijos

    ResponderEliminar
  15. Para renovar é preciso abandonar o anterior.
    Faz sentido o diálogo entre a árvore e o vento.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. ~~~
    A nossa folha não é facilmente caduca,
    logo,
    muito difícil de renovar...

    Um novo recomeço no ser humano implica,
    quase sempre, muita dor...

    O título da linda música convenceu-me.

    ~~~ Beijinhos, meiga Fbb. ~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  17. Uau! Que postagem maravilhosa. Que reflexão interessante. Eu acho que estamos aqui para aprender. Às vezes, o caminho não é fácil. É árduo. É de luta. Renovar requer, às vezes, de renúncias e de escolhas difíceis. Porém, renovar faz parte da nossa existência. Porém, algum propósito há de se ter por detrás disso tudo. Beijinhos...

    ResponderEliminar
  18. Até o desnudar tem a sua beleza!
    Bj amigo e gostei deste som maravilhoso

    ResponderEliminar
  19. A nudez também guarda em seu âmago belezas intocadas e a florescência surge ainda mais exuberante depois da maturação
    Beijinho amiga Fê

    ResponderEliminar
  20. Não creio que todas precisem, Fê. O que ocorre é que só percebemos a necessidade da renovação quando o vento nos desnuda. Aí, temos que enfrentar a dor antes de prosseguir. Bjs.

    ResponderEliminar
  21. Bom dia querida Fê!
    Que bela reflexão.

    Eu acredito que o ser só se torna "humano" com a dor. É sempre assim: só procuramos Deus no sofrimento (quando estamos bem, não temos tempo pra Ele), só nos aproximamos das pessoas quando estamos nos sentindo sozinhos e não amados... e por aí vai.
    A dor mostra que todo mundo sofre, que todos têm sonhos, têm desejos e temos fases.

    Abraços esmagadores.

    ResponderEliminar
  22. Bela pergunta amiga.
    Será que temos de lamber o chão para ser feliz, como diria Gilberto Gil se referindo a ver Deus.
    O fato que certas mudanças são necessárias a arte é entende-las.
    Bonito, gostei.Bjs

    ResponderEliminar
  23. Quantas vezes precisamos de uma lufada de ar fresco para renovarmos a nossa vida?
    A luta, a dor, as decepções, fazem parte do caminho.

    ResponderEliminar



Obrigada por estarem desse lado!
Fê Blue Bird