domingo, 13 de março de 2016

♥ Vamos brincar com a chica nº 8 ♥


A Chica, no seu blogue "Sementes da Chica", todas as semanas inventa uma palavra nova para "brincarmos". Eu sempre que posso participo, pois dá-me muito prazer brincar com as palavras e com todos os amigos que se associam a esta brincadeira, criando deste modo uma semente enorme de afectos e boa disposição.
Geralmente participo no meu outro blogue  ♥ I Love Cats ♥, mas como o coloquei em "Stand by" por tempo indeterminado, é aqui que a partir desta semana passo a fazer as minhas participações. 
Depois desta explicação, segue-se a minha frase e já agora, brinquem também :)


MESMO NUM CHINELO UM GATO CONTINUA BELO

A história da humanidade lamentavelmente já crucificou o gato, já o condenou, já o reduziu a interesseiro, traidor, que traz má sorte etc... Hoje felizmente, o gato cresce entre nós e vem ocupando cada vez mais o seu espaço merecidamente. 
Por isso, precisa ser melhor compreendido. Seus anseios, expectativas, afecto e independência mexem com o ser humano e são mal interpretados, por isso são tratados injustamente. 
Passar pela vida podendo compartilhar o nosso dia a dia com um gato, além de ser uma honra é uma grande aprendizagem.
O gato ama incondicionalmente o seu dono, sente a sua falta e sofre com isso. É chamado de “independente” como se fosse mau conseguir ser independente nos afectos e no amor!
A independência felina é um avanço da sua espécie que incomoda  quem não conhece verdadeiramente os gatos. Ser independente não significa ser alheio, frio e amar menos. 
Se o relacionamento humano fosse pautado um pouco mais  no comportamento felino, certamente seríamos mais felizes e teríamos uma convivência mais saudável .
O gato não disfarça, não se submete e continua nos amando incondicionalmente.  O gato sabe fazer companhia como ninguém. É fiel companheiro e adora estar por perto. 
Se nunca conviveram com um gato, está na hora de serem mais flexíveis e reverem a vossa posição. Adoptem um gato e podem ter a certeza que serão mais felizes. 

Eugénio de Andrade por Carlos Ferreira

 

"Acerca de Gatos" 


Em Abril chegam os gatos: à frente
o mais antigo, eu tinha
dez anos ou nem isso,
um pequeno tigre que nunca se habituou
às areias do caixote, mas foi quem
primeiro me tomou o coração de assalto.
Veio depois, já em Coimbra, uma gata
que não parava em casa: fornicava
e paria no pinhal, não lhe tive
afeição que durasse, nem ela a merecia,
de tão puta. Só muitos anos
depois entrou em casa, para ser
senhor dela, o pequeno persa
azul. A beleza vira-nos a alma
do avesso e vai-se embora.
Por isso, quem me lambe a ferida
aberta que me deixou a sua morte
é agora uma gatita rafeira e negra
com três ou quatro borradelas de cal
na barriga. É ao sol dos seus olhos
que talvez aqueça as mãos, e partilhe
a leitura do Público ao domingo.

Eugénio de Andrade


53 comentários:

  1. As imagens são ternurentas!
    Eu adotei os gatos dos vizinhos...e nesse chinelo ele está o máximo!
    Resto de bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Fê, que bom e que honra que vais continuar a brincar! Adorei a imagem e a frase.Eles sempre são lindos! Gostei da poesia, não a conhecia! bjs, chica e obrigadão!

    ResponderEliminar
  3. Com você estou sempre aprendendo sobre gatos (rss). Uma participação encantadora, com imagem linda e um poema que me era desconhecido. Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Tenho um chamado Fred/Frederico ... é amarelos às listas, em pequeno não haviam chinelos que escapassem.. Lool

    Beijos e um óptimo Domingo

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Que delicia FÊ, quando você nos ensina sobre os gatos! Aqui em casa eles são muito amados! Bonita poesia, bonita a sua participação! Parabéns, beijinhos e linda semana!

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Cada vez mais aprendo sobre estes felinos tão interessantes
    O poema é lindo. Não o conhecia e a tua frase rimada ficou espetacular ilustrada por magnífica fotografia. Bom final de domingo Fê
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Acho os gatos muito engraçados, mas sou demasiado preguiçosa para ter um. Talvez quando me aposentar, para me fazer companhia...
    A foto está giríssima!

    Uma boa semana, Fê:)

    ResponderEliminar
  9. Que fofo ele está neste chinelo.Gosto dos textos esclarecedores sobre gatos que postas .Eu tenho dois e os adoro.beijos

    ResponderEliminar
  10. Os gatos e alguns cães também gostam muito de se enfiarem nos chinelos, não é?
    Abraço, boa semana!
    Sonia

    ResponderEliminar
  11. Que ternura querida amiga sempre graciosa nas suas lindas participações ,desejo-lhe uma semana muito feliz ,beijinhos no coração.

    ResponderEliminar
  12. Muito giro o gato no chinelo. Nunca tive gatos e decerto nunca terei. A minha neta tem um. É muito assustadiço, qualquer barulho, sai disparado, anda sempre arranhada. O ano passado arranhou a outra avó numa perna que ela teve de ir ao hospital. por causa de um balão que rebentou, na festa de anos.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Elvira, peço liberdade a Fê pra deixar um recado_ pede a sua neta pra providenciar cortar as garras do gatinho dela porque se ele se assusta muito vai pular e abre as garras por proteção mas nunca pra machucá-la.E nas casas de PET tem quem vai saber cortar sem problemas. Daqui a pouco ele vai ficando mais mansinho, espero.
      abraço

      Eliminar
  13. É exatamente assim Fê _ só quem não convive com um gato é capaz de falar contra eles.
    São silenciosos e presentes. Amo demais!!
    _ suas poses e olhares são muito interessantes.
    Gostei muito do poema e do texto,
    meu abraço de boa semana

    ResponderEliminar
  14. (bonito, isto)

    e

    gato belo
    salta p´ra pantufa
    larga o chinelo

    ResponderEliminar
  15. Os gatos são seres maravilhosos! Cá em casa há duas gatas!
    Gostei muito do post!
    beijinho

    ResponderEliminar
  16. Oi amiga é isso mesmo conviver com gatos é um grande aprendizado da fidelidade. A Mimi, gata do meu filho, era de rua, ela caça baratas e vem trazer nos pés do dono o que caçou , para mostrar que cuida da casa.
    Boa semana querida e apareça.
    bjk

    ResponderEliminar
  17. Também adoro gatos, têm personalidade :)
    E achei a brincadeira bem engraçada!
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. ~~~
    Confesso
    que me incomoda que não aprendam bons hábitos.

    Porém, estou a começar a gostar dos bichanos,
    por os ver tão amados por vós...

    ~~~ Beijinhos, querida Fbb. ~~~
    ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  19. Os gatos são muito queridos por nós.
    Juja e Jujuba são um encanto e companheirinhas.
    Linda a sua participação,Fe querida.
    Uma boa semana para ti.
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderEliminar
  20. Gosto muito de gatos, são bichinhos adoráveis e carinhosos!
    Beijinhos e boa semana.
    Amara

    ResponderEliminar
  21. Olá Fê sempre uma aula sobre os felinos com ela orientação e ilustração.
    Nesta BC estava procurando imagem e vi uma de um gatinho chinelo muito bonita como esta.
    Uma boa semana para voce com muita paz e alegria.
    Bjs de paz amiga.

    ResponderEliminar
  22. Amei, a frase e a foto!
    Eu adoro gatos, são felinos especiais!
    Bjs e feliz semana!

    ResponderEliminar
  23. Os gatos são uns seres curiosos.
    Corajosos desde pequeninos, são muito meigos e afáveis.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
  24. A fotografia está fantástica.
    Gostei do poema do Eugénio de Andrade.
    Um abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
  25. Amiga Fê.

    Sei que adoras gatitos, mas eu prefiro canitos. Tenho um gato que é levado da breca, não quer casa nem festas, só boa comida. Vadio até dizer chega! :))

    Em tempos segui a Chica no seu blog, já extinto, "Cuidando do seu Canteiro Interior". Depois perdemo-nos de vista, mas gosto muito dela. Hei-de lá ir ver como é que funciona essa brincadeira e se tiver engenho e arte, participar.

    Não sei se a foto é tua ou a encontraste na Net, mas que é uma beleza, a ilustrar a frase, lá isso é!

    Beijinhos e parabéns para ambas! :)

    ResponderEliminar
  26. Um gato lindo. Um texto excelente. Um poema do Eugénio que vale sempre a pena reler.
    Um beijo, amiga.

    ResponderEliminar
  27. Oi, Fê!
    Bem oportunos a frase e o texto. A imagem é uma fofura só!
    Sempre gostei de gatos. São lindos, fofos, carinhosos, etc, etc...
    É uma delícia acarinhá-los e ter eles sempre por perto.
    Bjk!

    ResponderEliminar
  28. Boa tarde, caso tenha dificuldade em encontrar uma prenda, resolva facilmente, ofereça uns chinelos, que tal? é fácil.
    AG


    ResponderEliminar
  29. Gosto de gatos
    gosto de todos os animais

    Não gosto de todas as pessoas

    são os gostos de cada um...

    Eles são muito fotogénicos
    e também são o que Fê diz
    E o que Eugénio de Andrade, escreveu.

    Gostei do que vi
    e acidentalmente, também vivo em Almada!

    Talvez me conheça...

    Maria Luísa

    ResponderEliminar
  30. Boa noite Fê,
    Um tesourinho a sua participação!
    Adorei a frase e a foto e gostei das informaçãoes que prestou sobre gatos! Não tenho nenhum mas gosto do olhar deles!
    O poema de Eugénio de Andrade, irrepreensível!
    Beijinhos e boa semana,
    Ailime

    ResponderEliminar
  31. Boa noite Fê,
    Que bela participação, a imagem muito bela querida amiga. Uma iluminada semana. Enorme abraço.

    ResponderEliminar
  32. Boa noite, querida Fê!
    Sem sombra de dúvidas ficamos mais felizes com gatinhos por perto... são dóceis apesar de arranharem de vez em quando...
    No chinelo ou no sapato, eles ficam imóveis e atentos a tudo...
    Bjm muito fraterno

    ResponderEliminar
  33. Fê, querida,

    Gostei demais da sua participação.
    Você fala dos gatos com carinho, admiração e respeito.
    Na verdade, quase não tenho experiência com gatos, mas os acho super fofos.
    A imagem e frase encantam.
    Achei o poema divertido e adorável.

    Parabéns pela linda participação!

    Feliz semana.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  34. Tão fofinha a primeira foto!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  35. Chinelo esquerdo sempre dialoga com o direito.
    Cadinho RoCo

    ResponderEliminar
  36. Fê,
    Que foto mais fofa prum bichano mais fofo ainda que cabe num chinelo hahah

    Beijos e uma boa semana,
    Blog: DMulheres
    Instagram: @dmulheres

    ResponderEliminar
  37. Que post adorável, Fê!...
    A imagem... uma escolha perfeita... muitíssimo bem harmonizada, com a participação do desafio da Chica!...
    Não tendo nenhum... adoro gatos... e facilmente estabeleço logo, um bom relacionamento com qualquer bichano... gatito, entenda-se :-D que se me passe por perto... talvez por termos almas gémeas...
    Como sempre, um post fabuloso, por aqui, que adorei!!!!
    Beijinhos! Continuação de boa semana!... Ah! E adorei o poema de Eugénio... adoro a sua escrita sempre tão franca!... O mesmo... também em relação às suas palavras, Fê!...
    Ana

    ResponderEliminar
  38. Fê...aquelas batatas no forno é só alourar e derreter um pouco o queijo!
    Adorei o contraste dos sabores...bj

    ResponderEliminar
  39. Fê...aquelas batatas no forno é só alourar e derreter um pouco o queijo!
    Adorei o contraste dos sabores...bj

    ResponderEliminar

  40. a foto é belíssima.
    o poema do Eugénio merece sempre ser relido.
    o texto eu subscrevo na integra.
    uma bela postagem
    beijo
    :)

    ResponderEliminar
  41. Olá, Fê
    Espectáculo de postagem!
    Foto, texto, poema...
    Só quem nunca foi amado por um gato pode dizer que não gosta de gatos, assim, por dizer, sem justificação que dê força ao que diz, para além de sua desalinhada convicção.
    Amarelos, brancos, cinzentos, negros, às riscas, às malhas, de todas as cores e com mais ou menos pêlo, de olhos sempre vivos e brilhantes. São seres divinos.

    bj amg

    ResponderEliminar
  42. kkkk muto fofo o gato e muito
    bela a frase adorei bjuss minha querida
    Rita

    ResponderEliminar
  43. Cá em casa há duas, uma tem 15 anos e a outra 5, são tolerantes comigo. O inverso também é verdadeiro... às vezes.
    :)

    ResponderEliminar
  44. Olá Fê Gostei muito do que você escreveu, conheço bem a aversão que certas pessoas têm com relação aos gatos, eu tenho três gatinhas que não adotei e sim elas me adotaram, apareceram por aqui e foram ficando e fomos trocando amores e carícias e isso já dura doze anos.
    Amei a foto do gatinho dentro do chinelo que é maior do que ele :).
    mil beijinhos, Léah

    ResponderEliminar
  45. Terna foto a do gatinho no chinelo.

    O poema de Eugénio é de Eugénio e tudo está dito.

    Bons sonhos, amiga

    ResponderEliminar
  46. Bela frase e os gatos são mesmo lindos!

    ResponderEliminar
  47. Talvez já nos tenhamos cruzado em Almada
    E por aqui, conheço bem o nome que criou!

    Agradeço sua presença nos "7degraus"

    Mª. Luísa

    ResponderEliminar
  48. Eu adoro os desafios no blog da Chica. Até pensei em participar, quem sabe um dia não entre na brincadeira, rs. Adorei o tema, pois eu amo gatos. Tudo ficou incrível. Beijinhos...

    ResponderEliminar
  49. Que foto tão top!!!! Arrancou-me um sorriso ao olhar para ela. Muito original!
    Bom fim de semana!
    Bj

    ResponderEliminar
  50. Adoro gatos e Eugénio é um dos meus poetas queridos!

    Beijinho

    ResponderEliminar



Obrigada por estarem desse lado!
Fê Blue Bird