segunda-feira, 25 de julho de 2016

Ajudar - Está tudo azul?

É com muito gosto que continuo a participar no projecto que festeja o sete anos do blogue da minha querida amiga Rosélia - ESPIRITUAL-IDADE
Como o seu aniversário é amanhã, esta minha humilde mensagem tem um tom AZUL ainda mais especial.

 *

O AZUL, usado no Tabernáculo foi chamado em hebraico, tekeleth (Êxodo 25:4). Profundo azul escuro, quase roxo.  De acordo com Josefo (Ant. 3.7.7) e Philo esta cor azul simboliza o céu. Esta é a cor que no livro de Esther 1:06 se traduz como violeta. A cor foi usada por príncipes e nobres (Ezequiel 23:06). Os ídolos da Babilônia estavam vestidos de "violeta (tekeleth) e roxo" (Jeremias 10:9). Também as bordas nos cantos das vestes dos hebreus, deveriam ser dessa cor,  para lembrá-los da importância de obedecer aos mandamentos da Lei (Números 15:39-40) pelo qual eles foram santificados, separados. As bordas azuis eram lembretes das promessas de Doutrina Bíblica e simbolizava a vocação celestial (da identificação com o céu azul).

O termo azul vem do persa lazward, “azul, lápis-lazuli” o que é uma clara referência à cor da pedra lápis-lazuli. É a cor do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho.
A cor azul ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Produz tranquilidade, ternura, impetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, promovendo a saúde emocional. Favorece as actividades intelectuais e a meditação. Simboliza devoção, fé, aspirações elevadas, sinceridade, confiança e tranquilidade.
O azul transmite favorece a compreensão. É a cor do bem estar e do raciocínio lógico. É a única que tem poder de desintegrar energias negativas, favorecendo a paciência, a amabilidade e a serenidade.




30 comentários:

  1. Nossa quanta informação Fê.
    Belas informações do azul que engrandece nossa interação nesta linda festa,
    que em conjunto com a querida Rosélia, vamos construindo nas semanas.
    Ainda não tinha visto uma festa tão bonita com belas participações.
    Gostei amiga.
    Uma semana abençoada toda azul.
    Bjs da paz.

    ResponderEliminar
  2. Durante a minha juventude...o azul não fez parte da minha vida!
    Sempre gostei de cores quentes...mas um dia convivi com uma pessoa que adorava o azul e foi com ela que aprendi a gostar deste tom!
    Ainda hoje o azul não desperta a minha atenção!
    Com Informações tão interessantes...despertou de novo o gosto pelo tom!
    Bj e obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  3. Boa Tarde, querida amiga Fê!
    Vc não tem cálculo de como estou encantada e emocionada com sua postagem...
    Meu Deus, que raridade uma explanação tão bonita e completa em todos os sentidos! Inebriou meu coração de azul num dia onde estou até um pouco febril... com o corpo dolorido demais... descansou-me muito, querida amiga!
    Uma imagem que encabeça espetacularmente... uniu até meu níver à postagem do níver do blog... que delicadeza!
    A junção que fez com as passagens bíblicas me fez delirar só em ler atenciosamente... por isso não comentei antes... fui primeiro à fisioterapia e, agora, com calma, posso comentar sem pressa alguma... saborear sua participação com tanta doçura...
    Ester e Rute dizem muito forte ao meu coração... que feliz coincidência encontrar uma dessas mulheres guerreiras na fé aqui em seu post!
    Ter o Céu como vocação é viver o mesmo já na Terra... que divinal metáfora! Por isso, me identifico tanto com a cor azul... lilás e roxo também... tudo a ver comigo... vc parece que profetizou meu jeito de ser e meu gostar de cores dos tons mencionados...
    Acato, na íntergra, TUDO o que simboliza o azul... total empatia com TUDO o que seu post nos ensina... bárbaro! Inclusive gosto de ser assim...
    Minha pressão, inclusive, é sempre normal... raramente sobe um tiquinho... depois de longas caminhadas no Verão somente... coisa absolutamente normal...
    O que a cor azul produz, reduz e favorece digo amém... assim sou e vivo eu...
    O que a cor transmite é o que dizem de mim, na maioria das vezes... sinto-me tão mais serena na Terceira Idade que só vendo!
    Bem, seu post, não carece de tantas palavras... nem posso comentá-lo à altura... mas que vou vestir-me de azul amanhã, lá isso sim...
    Até a próxima semana se Deus quiser!
    Sua participação me fez muito feliz, obrigada de coração...
    Seja muito feliz e abençoada sempre!
    Bjm fraternos e, azuladamente, festivos

    ResponderEliminar
  4. Riquíssimo momento querida amiga ,desejo-lhe uma abençoada semana ,muitos beijinhos no coração.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Fê, aí vai, de rompante, a minha contribuição para o azul...

    Ampliando a percepção,
    Zeus parece por perto
    Uns dias sim, outros não
    Lição para quem se quer liberto.

    ResponderEliminar
  7. Postagem maravilhosa.


    Beijos de boa noite
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Querida Amiga Fê como sempre linda postagem.
    Amei ainda mais agora, já que sempre foi minha cor preferida em todos os seus tons.
    Beijinhos, Léah

    ResponderEliminar
  9. Parabéns à sua amiga e obrigada pelas informações.
    Viva o azul, o mar e o céu.
    “Deus ao mar o perigo e o abismo deu,/Mas nele é que espelhou o céu” - Fernando Pessoa
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, querida Graça!
      Obrigada pelos parabéns!
      Seja igualmente feliz e abençoada!
      Bjm muito fraterno

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  10. ~~~
    Já aqui referi e repito, que adoro azul em todos os seus tons, cambiantes e nuances...
    Sempre desejei às crianças, ao aconchegar a roupa da cama, sonhos azuis; posso dizer
    que conhecia os atributos e benefícios da cor por amorosa intuição...
    Deve ter sido por esse motivo que fiquei tão ligada a este blogue, de modo a surgir
    esta amizade tão natural, mas muito especial.

    Os meus parabéns à Roselia que é um doce de pessoa admiravelmente espiritual.
    Para ti, querida amiga, os meus parabéns por mais um belo e interessante 'post', onde
    a qualidade se alia à beleza.

    Abraços e beijos para ambas.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, querida Majo!
      Obrigada pelo seu carinho e seja feliz e abençoada igualmente!
      Bjm muito fraterno

      Eliminar
  11. Parabéns a nossa amiga Rosélia! Fê, que bela homenagem,
    adorei as informações! Azul uma das minhas cores preferidas!
    Um abraço,
    Amara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, querida amiga Amara!
      Obrigada pelo carinho de sempre...
      Bjm muito fraterno

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  12. azul é a minha cor, por ser mar e céu.
    interessante esta postagem.
    beijo
    :)

    ResponderEliminar
  13. Interessante, Fê, hoje eu soube que a cor da minha alma é azul e lendo tudo aqui fiquei lisonjeada e feliz. Amei sua pesquisa e conheci fatos super interessantes! Um abraço forte, cheio de azul!

    ResponderEliminar
  14. Que mania a minha de perguntar...
    Banhado no azul imenso por que razão
    o homem não se rendeu à sua condição?
    (Ainda.)
    Mergulhemos mais uma vez, então!

    As maiores felicidades para a aniversariante.
    Bj, Fê.

    ResponderEliminar
  15. Magnífica homenagem, Fê!...
    E por sinal... uma das cores, com que mais me identifico... é a cor do impossível que parece alcançável... do optimismo, do céu, do mar, dos sonhos... de tudo, o que tem uma boa onda... :-D
    Beijinhos! Boa semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  16. Gesto bonito e uma linda homenagem à Rosélia, parabéns para ela.
    Eu adoro azul e tal como o Pedro, também costumo dizer que sou azul.

    Beijinhos Fê

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, querida Manu!
      Obrigada pelo carinho de sempre...
      Bjm muito fraterno

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  17. Azul, é fundamento do Céu, na sua infinitude e é, igualmente,da imensidão do mar.
    Que o Bem seja imenso e a Honra também.

    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  18. A tua criatividade e "entrega" aos outros é notável, minha querida amiga Fê ! ... Através de ti também os meus parabéns à Rosélia ! É extremamente gratificante poder ter-te como amiga !
    ... e claro, como não podia deixar de ser, também "sou azul" de toda a forma e maneira, mesmo que sendo pássaro ! :) ...

    Beijo em tons blue ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Rui!
      Obrigada pela delicadeza dos parabéns!
      Abraço muito fraterno

      Eliminar



Obrigada por estarem desse lado!
Fê Blue Bird