segunda-feira, 11 de julho de 2016

ESTÁ TUDO AZUL ?


 

Por vezes questiono porque estou há tanto tempo neste "mundo virtual dos blogues", e sempre chego à mesma conclusão : A interacção entre os "bloggers" tem sido tão positiva e as amizades tão bonitas e  sinceras, que fazem com que valha a pena as muitas horas que aqui dedico.
Estas amizades entendem-se até ao Brasil, e a  Roselia Bezerra é uma das minhas queridas amigas neste país irmão.
Portanto, é com muito prazer que aceito o seu convite, e homenageio deste modo, os sete anos do seu blogue "Espiritual-Idade".




Projecto: "ESTÁ TUDO AZUL ?"
Para festejar os 7 anos do blogue ESPIRITUAL-IDADE
Quando pensei num perfil e num "nick" para iniciar este blogue, escolhi o (pois é assim que me trata uma amiga brasileira de há muitos anos) blue bird, porque o pássaro para mim simboliza,  a pureza, a alma e principalmente a liberdade, às vezes o passarinho pode mudar o tom da sua cor, ficar um pouco claro  em momentos de melancolia ou quase negro na dor, mas nunca vai deixar de voar e deixar de ser azul.
Este é o "poema" que na altura escrevi para o perfil e que diz muito sobre a mudança que na época aconteceu na minha vida.




Já fui um passarinho colorido
   com lindas penas, envaidecido.
   Um dia, minhas penas perdi.
   Quebrei, chorei, quase desisti.
  Aos poucos renasceram novas penas
   de um AZUL forte e luminoso.

   E, num dia de sol, 
cauteloso,
   olhei para o CÉU,
   minhas asas abri
   e voei
   VOEI PARA MIM ! »


21/09/09

44 comentários:

  1. Boa Tarde, querida amiga Fê!
    Fe-no-me-nal!
    Muito emocionada do lado de cá do Atlântico... que feliz você foi ao postar uma oração em poesia que saiu do fundo da sua alma... renovando-a e desenformando-a do que era pequeno demais (um pássaro amuado) pra caber em seu meigo coração!
    Sem palavras!
    Estou muito feliz de compartilhar da sua renovação espiritual e bem azulado está meu entorno abençoado com sua chegada pra mais uma semana de festejos ...
    Até a próxima semana se Deus quiser!
    Sua participação me fez muito feliz, obrigada de coração...
    Seja muito feliz e abençoada sempre!
    Bjm fraternos e, azuladamente, festivos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga Roselia,
      Não costumo responder aos comentários, porque o meu tempo na net é limitado e utilizo-o então para comentar nos blogues de quem me visita.
      A amizade é o sentimento que mais prezo. Sou fiel aos meus amigos e aos seus pedidos e só lamento não poder participar em todos.
      Este seu pedido foi feito de forma tão comovente e sentida que não podia deixar de participar, o que fiz com todo o prazer.

      Um beijinho amigo e muito muito azul :)

      Eliminar
  2. Linda participação Fê.
    Uma verdadeira oração.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredite amiga Carmen, que na época em que fiz este "poema", foi olhando e rezando para o céu e para Deus, que consegui superar uma fase difícil da minha vida.

      Um beijinho grato

      Eliminar
  3. Adorei tua participação,Fê! Linda e profunda poesia que se enquadrou bem no AZUL da Rosélia! bjs, até a volta,chica

    ResponderEliminar
  4. Quantas vezes estive para desistir, fazer pausa, repensar... mas acabo sempre voltando e sabes porquê? Por causa de pessoas como tu que prezam a amizade e as relações puras entre os seres humanos.

    Bem hajas...
    Um grande beijo... em tons de azul, pois está claro!
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Querida Afrodite,
      Faço minhas as tuas palavras, pois sei bem que partilhas os mesmos valores.

      Beijinho grato e azul, pois claro ! :)

      Eliminar
  5. É uma cor que te fica perfeitamente bem
    e que conjuga harmoniosamente com amizade e paz...

    Até neste mundo virtual é preciso separar o trigo do joio,
    pois as pessoas são reais e abunda a inveja, o ciúme e a intriga.

    Dou (novamente) parabéns à Roselia, que sem dúvida é uma pessoa boa e generosa
    e a ti, pelo teu poema lindo e comovente que lhe dedicaste e que conosco partilhas.

    Grande abraço, querida amiga.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga Majo:
      Num mundo cada vez mais cinzento, o azul cai sempre bem não é verdade ? :)
      Até hoje, e já lá vão quase sete anos, nunca tive a mais pequena desconsideração ou palavra ofensiva de ninguém. Acho que tenho tido sorte e faço também por tê-la :)
      Obrigada pela tua amizade e pelas tuas palavras.
      Um beijinho

      Eliminar
  6. É em situações como esta em que também chego à conclusão que vale a pena andar na blogosfera.
    Uns são amigos virtuais, outros já reais, de todos guardo gratas recordações.
    Parabéns para a tua amiga Rosélia e para ti também que nos brindaste com um belo poema em tons de azul.

    Beijinhos Fê

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também assim penso amiga Manu, por isso me mantenho aqui há tanto tempo :)

      Grata pelas tuas palavras de apreço.

      Um beijinho

      Eliminar
    2. Boa noite, querida Manu!
      Sinta-se convidada a participar também... seja muito bem vinda! A festa é nossa!
      Bjm muito fraterno e festivo

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  7. Que bonito seu poema, Fê!
    Quanto à abertura da postagem:
    "A interacção entre os "bloggers" tem sido tão positiva e as amizades tão bonitas e sinceras, que fazem com que valha a pena as muitas horas que aqui dedico."
    Penso a mesma coisa, estendendo-se à Portugal, Espanha e outros blogs amigos de várias nacionalidades.
    "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena..."
    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Tais,
      "...quem quer passar além do Bojador
      Tem que passar além da dor.
      Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
      Mas nele é que espelhou o céu."


      É este imenso céu azul que nos cobre!
      Obrigada pelo seu carinho de sempre.

      Um beijinho

      Eliminar
  8. Um belo poema, sem dúvida, Fê! A interação entre bloggers é indispensável. É um dos aspectos que torna esta comunidade tão especial!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou completamente de acordo!
      Obrigada Carpe Diem pelas suas palavras de apreço.

      beijinho

      Eliminar
  9. Oi Fe!!!Muito linda tua participação !Bela imagem do pássaro!Adorei o poema!Esta interação entre blogues fazem isto, nos trazem estas maravilhas.Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arlete, acho também que sem este interacção estar na blogosfera não faz sentido !

      Um beijinho e obrigada!

      Eliminar
  10. Já conhecia este teu maravilhosos poema, mas só agora soube que foi com ele que deste início ao teu blog, Amiga Fê.
    Há muitos anos que nos conhecemos, embora só nos tenhamos visto, olhos nos olhos, do dia 26 de Abril de 2015 em Monte Real, no primeiro Encontro de Bloggers.
    Eu, sempre, com o meu 'Cantinho Da Janita', tu sempre, com o teu 'Só te Peço 5 Minutos'.

    Para mim, Amizade não é uma palavra vã, e sei que para ti também não o é. A lealdade faz parte dessa amizade, podendo até não existir sempre uma sintonia de opiniões. Respeitar a maneira de ser dos que connosco privam e interagem é regra fundamental.

    Nunca precisei de mudar de nick nem de blog, para me distanciar dos antigos seguidores. Tu, igualmente, Fê!!
    Por seres como és te respeito e te estimo. Assim quero continuar, enquanto por cá andar, na blogosfera.

    Felicito-te por usares este teu poema inicial, nesta homenagem à tua amiga Rosélia.
    Bem hajas por seres como és. Uma mulher de corpo inteiro, um ser humano sensível e de carácter. Directa e frontal.

    Beijinhos, Fê!

    PS- Aproveito para te dizer que vou levar, para uma futura publicação no meu blog, o teu post colectivo: DESTINO.

    Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga Janita.

      É verdade, nós já subimos de nível ;) Aquele nosso encontro foi para mim inesquecível.

      Escreveste uma verdade que é para mim um lema de vida : "Respeitar a maneira de ser dos que connosco privam e interagem é regra fundamental."
      Esta regra quando aplicada em todos os aspectos da vida, traz sempre benefícios, quando ela falha,tudo se desmorona.
      Sempre assim pensei e agi e só me tenho dado bem com isso.

      Obrigada pelas tuas palavras, que me emocionaram e que sei serem sinceras. Admiro-te muito também, a tua sinceridade, lealdade e a maneira sempre espontânea com que interages com todos.

      Um grande beijinho azul !


      Eliminar
  11. Grande abraço, Fê!
    Linda amiga que encontrei neste mundo.
    Criativa e bondosa, mulher de causas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como posso ficar indiferente a tantas manifestações de carinho como a tua amiga Ana.
      O mundo está mesmo AZUL!

      O meu grande abraço também para ti!

      Eliminar
  12. Querida amiga maravilhosa como sempre ,dou graças a Deus por a ter encontrado ,pois a sua linda amizade me enriquece tanto ,muito obrigado por tudo ,muitos beijinhos no seu lindo coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu querido amigo, sabe que também tenho uma ternura imensa por si.

      Eu é que agradeço por fazer parte dos meus amigos.

      Um grande beijinho

      Eliminar
  13. Querida Fê
    Estupendo poema e magistral a abertura do postagem
    Tudo azul, profundo, intenso e maravilhoso
    E como você amiga o que me motiva são os amigos que amealhei neste mundo virtual
    E aqui estamos num lindo momento azul homenageando o blog da amiga Roselia
    Beijos em vários tons azuis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida e doce Gracita,

      Para quem, como a Gracita, que escreve tão belas poesias, as suas palavras são um grande elogio. Obrigada!
      Esta ligação entre nós,tendo como inspiração a amiga Roselia, torna o nosso mundo muito mais belo e azul.

      Um beijinho com carinho.

      Eliminar
  14. Oi amiga Fê você me emocionou com seu poema de abertura desta postagem,lindo contundente e ao mesmo tempo tão suave.
    A sua amizade é muito importante para mim, assim como todos os bloggers não importa quantos mares ou oceanos temos a nos distanciar, o carinho a interação é maior e vence as distâncias.
    Que sua vida seja azul da cor do mar, que seu pássaro por ser livre e voar sempre rumo a felicidade.
    Obrigada por sua amizade
    beijinhos, Léah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga Léah!

      Quando existe empatia e nos identificamos com os valores e gostos de alguém, como é o nosso caso, criamos uma ligação que ultrapassa o virtual e a distância não é nenhum problema.
      Realmente as novas tecnologias fazem com que o mundo, fique muito mais azul!

      Um beijinho amigo e grato

      Eliminar
  15. Felizmente uma fase que acabou e espero que não volte. A blogosfera tem sido uma fonte de grandes amizades que tem sobrevivido a todas as crises. Um beijinho e parabéns ao blog Espiritual-idade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Mary, tu sabes bem a que fase me refiro, pois já partilhámos muitas emoções.
      Também espero que pelo menos em parte esteja ultrapassada.

      Cabe a nós fazermos com que a crise não chegue a estas bandas :)

      Um beijinho grato também para ti.

      Eliminar
  16. Tão novo no teu círculo, Fê, que só posso dizer que pouco a pouco me dissolvo nesse azul com peso de sonho.
    Este ribeiro para mim é novo, mas sou de um rio mais velho, mais maduro, e continuo aprendendo as belas lições que prosperam nas interações na blogosfera.
    Beijo,

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Um círculo que ficou mais rico com a sua presença amigo José.
      Beijinho grato

      Eliminar
  17. Já fui espreitar e achei bastante interessante o projeto da sua amiga para comemorar os 7 anos do blogue.
    O seu poema do pássaro azul é belíssimo, Fê!
    Estamos em permanente metamorfose!
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas suas simpáticas palavras e por ter espreitado o blogue da Rosélia, uma amiga de uma ternura sem limites.

      Um beijinho amiga Graça

      Eliminar
  18. Antes de mais, uma bela homenagem à tua amiga do Brasil ! :)

    ... E é isso, Fê ! Dizes muito bem e em consonância com muitos de nós, que sempre chegamos à mesma conclusão : A interacção entre os "bloggers" tem sido tão positiva e as amizades tão bonitas e sinceras, que fazem com que valha a pena as muitas horas que aqui dedicamos !

    Sinto que sem isso a blogosfera não teria interesse ! Mantenho-me por aqui, não direi "apenas", mas "fundamentalmente" por isso mesmo e por isso me empenho tanto em que nos reunamos sempre que possível e seja porque motivo for ! O importante é estarmos juntos e se e sempre que possível "frente a frente" ! ... As Amizades saem fortalecidas e mais reais !

    Obrigado por seres como és, Querida Amiga Fê !
    Um Beijo grato, da maior Amizade ! :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se há pessoas que personificam o espírito salutar blogueiro és tu, querido amigo Rui.
      Sempre criando maneiras, através dos teus interessantes desafios, de interagir e fazer interagir todos os bloggers, para não falar das iniciativas de nos encontrarmos "frente a frente" :)
      Eu é agradeço e me sinto privilegiada com a tua amizade.

      Um grande abraço amigo

      Eliminar
  19. E em boa hora o fez... voar para si, e por si... e para nós, e por nós... nesta maravilhosa interacção na blogosfera!...
    Uma participação maravilhosa, Fê, através deste magnífico e arrebatador poema...
    Beijinhos! Boas férias!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Ana, sempre gentil e amiga, obrigada!
      Um "poema" que mostra uma fase da minha vidam em que precisei de sofrer para me encontrar.
      As férias são para Agosto, é só um visita de fim de semana :)

      Um beijinho.

      Eliminar
  20. O voo para voce foi o mais lindo Fê,
    e assim tudo ficou azul para voce.
    Belíssima homenagem à Rosélia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Olá, Fê.
    Um poema inspirador a iniciar, não só o blog, mas a etapa a que te referes, agora passada.
    Sabes que também tenho uma ligação espiritual com o azul - ainda para mais, tão presente à minha volta, na natureza que me cerca. E, porque um dia houve alguém que, naqueles momentos em que Deus parece usar de sua boca para falar, achou de chamar-me de "azul" - não a dizer que era eu a inspiração, mas sim a inspirar-me e ligar-me através de um nó cego, à vida... talvez seja também o azul que te ata à vida, Fê.

    *Estive a ler tua postagem actual "Já fui um passarinho colorido..." - através dela é que vim cá ter - e fica-me a dúvida se abordas um tema que conheces, mas que não é o teu ou se... conheces o avesso da doença. Pois que já, em vezes passadas, ficou-me a sensação de dores/mazelas físicas vividas na primeira pessoa.
    De qualquer forma, a mensagem do texto apresentado é passada de forma excelente: lutar, contrariar as dores com um sorriso, ainda que doído.

    bjn amg

    ResponderEliminar
  22. Bom dia amiga!
    Seu poema é lindo e emociona!
    Te desejo tudo de bom e que sigas em frente com a alegria das crianças, que são puras e sinceras.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar



Obrigada por estarem desse lado!
Fê Blue Bird