domingo, 27 de novembro de 2016

"Existem duas maneiras de nos refugiarmos das misérias da vida: música e gatos” *

* escreveu Albert Schweitzer e eu acrescento mais duas, 
pintura e poesia.
pintura minha (Outubro 2016) óleo sobre tela -  2 telas sobrepostas de 30x60 cm


Cantiga Felina

Eu sou uma gata gatona gatinha
pequena ladina
feroz e feliz e felina.
Eu sou uma gata que come
fanecas e figos
Feijão e favona e favinha
e…
comigo ninguém faz farinha!
Eu sou uma gata gatona gatinha
faceira furtiva
fadista fiel e festiva.
Eu sou uma gata que foge
da fúria do fogo
fanhosa felpuda fininha
e…
comigo ninguém faz farinha!
Eu sou uma gata gatona gatinha
uma bela figura
que fala que funga e que fura.
Eu sou uma gata que veste
um fatinho forrado
com fita fivela e fitinha
e…
comigo ninguém faz farinha!


 photo 677-Boasemana.gif

42 comentários:

  1. És uma verdadeira artista!! Como gosto do quadro!!!
    Eu, que de artista nada tenho, contento-me com a música e os gatos...

    Beijinhos e ronrons...

    ResponderEliminar
  2. Que poema fofo!
    Que nunca nos falte um bom refúgio nos dias de tempestade.
    Bjk, amiga querida!

    ResponderEliminar
  3. Uma imagem soberba com um texto divino. Amei

    Beijo e uma excelente semana

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Maravilhoso querida amiga ,desejo-lhe uma semana muito abençoada,beijinhos no coração.

    ResponderEliminar
  5. Amiga Fê.

    E à tua lista de refúgio das agruras da vida: Música e gatos, pintura e poesia, eu acrescentaria mais dois...literatura e fantasia!
    Essa tua tela está muito original, só aparte de cima já mostra um gato especial, onde os olhos azuis ressaltam à vista .

    Mas o girassol, esse foi especialíssimo. Adorei.
    Felizmente tens muitos esconderijos ligados à arte e outras actividades que te proporcionam um escape para as coisas menos boas que vão passando pela tua vida.

    Um beijinho e que tenhas ma semana muito serena.

    ResponderEliminar
  6. Que show de poema Fê. Adorei!!!!
    Já caraminholando ideias rsrs
    E a sua tela é magistral o corroborou para abrilhantar o fabuloso poema
    Parabéns grande artista! Belíssima pintura amiga
    Beijos e uma linda semana

    ResponderEliminar
  7. Ainda um dia lhe falarei de um projecto
    Dá pelo nome "Desenhando Sonhos"...
    Que não atina
    Com as misérias da vida

    mas sim
    com aquela coisa
    que "pula e avança
    como bola colorida
    entre as mãos de uma criança"

    ResponderEliminar
  8. Cada um tem as suas formas de se escapar dessas agruras da vida.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  9. Olá.Que linda Imagem dum gato nobre e a cantiga Felina é super .
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Concordo...
    ...embora os gatos possam ser frustrantes por vezes...

    (pensando bem, a musica tambem... LOL)

    :)

    ResponderEliminar
  11. Será? Não conhecia este poema do José Fanha. Também não sou apaixonada por gatos, (lamento dizê-lo, às vezes gostava de ser diferente, principalmente quando quem os ama, me olha como se eu fosse um E.T.) Com quatro anos, fui mordida por um cão que quase me deixou com as tripas de fora. Tenho medo quando vejo um cão de aspeto feroz, mas ainda assim os cães fascinam-me e se me dizem que são mansos não resisto a uma festa. Os gatos, não me despertam o mesmo sentimento.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  12. Fê,suas mãos são de fada!
    Amei a pintura e os versos de José Fanha.
    Bjs e uma ótima semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  13. Gostei do poema do José Fanha. E adorei a tua pintura.
    Uma boa semana, minha Amiga.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  14. Querida Fê, constato que é uma mulher de vários talentos :)
    Adorei a representação do gato. Eu também gosto muito de pintar. É criativo e terapêutico. Infelizmente, o meu talento é escasso.
    De facto, com os gatos ninguém faz farinha :)

    Um beijinho e uma boa semana

    ResponderEliminar
  15. Bem amiga...completou a frase de forma inteligente...pintou maravilhosamemte e escolheu um poema que não leio há já uns anos!
    Perfeito para início de semana e um bj amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fê ... ainda bem que gostou da receita da tarte de salmão!
      Sei que há uma amiga que faz a receita mas com fatias fininhas de presunto e adora!
      Bj amigo

      Eliminar
  16. Que legal isso,Fê! Adorei! Vim agradecer teu carinho pelo mu niver por lá que me deixou bem feliz! bjs, tuuudo de bom,chica e OBRIGADÃO!

    ResponderEliminar
  17. Afinal temos muitas coisas em comum. Tu és uma caixinha de surpresas, essa pintura está linda.
    Adoro gatos, mas não enho condições para ter nenhum, vou-me entretendo com os dos outros.

    Boa semana

    Beijinhos Fê

    ResponderEliminar
  18. rss, adorei esse poema, querida Fê! E essa gata pintada, linda e folgada?
    Maravilha!
    Beijo, uma linda semana!

    ResponderEliminar
  19. Amiga você é surpreendente amei tudo o poema a pintura estilizada...
    Gosto muito de gatas já sabes que tenho três Sofia, Rabanete e Menina, três amores muito amadas.
    beijinhos, Léah

    ResponderEliminar
  20. Um belo poema, Fê. Parabéns.
    Uma ótima semana.
    Abraços.
    Pedro.

    ResponderEliminar
  21. Bela combinação! O óleo também me cativa. Quanto ao poema vale pela sonoridade, pelo ritmo.

    Bj.

    Lídia

    ResponderEliminar
  22. Querida Fê,

    Belíssima a tela, parabéns pelo talento, apreciei saber e conhecer mais
    este teu talento encantador!...
    E nossa sintonia em dia; adoro música, gatos, poesia, pintura (artes em geral...)...rss
    Adorei o poema e mais ainda da tua tela!

    Boa semana com o astral alegre e zen dos gatos, amiga.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Uma gracinha , o poema de Fanha.

    Para mim há mais maneiras : viajar. ler, olhar o mar.

    Beijinhos e semana boa

    ResponderEliminar
  24. Querida amiga -- mais uma vez ~~ parabéns pelo teu dom criativo.
    Admiro muito a tua estética amorosa, tanto na pintura, como na poesia.
    Que a arte minimize o lado mais pesado da tua vida atual.
    Dias serenos e plenos de determinação.
    Beijinho e abracinho muito terno.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  25. Boa noite, querida amiga Fê!
    Toda gatinha é elegante de natureza... se vê pelo poema que gerou o tema...
    Bjm muito fraterno

    ResponderEliminar
  26. Boa noite amiga.
    Muito lindo, e a sua pintura uma obra prima, muito, muito linda. Um feliz restinho de semana. Forte abraço.

    ResponderEliminar
  27. Criativa e talentosa, que a Fê é! Muito giro!

    Tenho andado afastada por falta de tempo, mas vou dar uma espreitadela ao que não vi, ainda.

    Beijinhos e continuação de boa semana e bom feriado:)

    ResponderEliminar
  28. Concordo em absoluto com este título, FÊ, só acrescentaria mais uma coisa...poesia :))
    beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Gosto do Fanha
    mas apreciei mais a sua pintura
    Bj

    ResponderEliminar
  30. Boa noite Fê,
    Um "post" muito criativo.
    A sua pintura é lindisisma. Um estilo que aprecio imenso.
    Os meus Parabéns!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  31. prima Fê
    Adorei a pintura, que tão bem conta esses dois amores.
    Engraçada poesia do Fanha. Beijinhos e bom feriado

    ResponderEliminar
  32. Querida Fernandinhamiga

    Música sim e qualquer;

    O meu Amigo Zeca Fanha é fabuloso

    A boa Poesia encanta-me

    A blogosfera só contigo minha professora e anja

    Gatos - só o da tela que é lindíssima!

    ResponderEliminar
  33. OURO DE LEI NA NOSSA TRAVESSA

    Depois de vários lamentos, críticas e, mesmo, de algumas tentativas de agressão originados pelo último texto A velha e o cão cujo final foi abundantemente censurado, publico hoje OURO DE LEI que termina em felicidade risonha e total. Ficaria muito satisfeito se os comentários desta feita fossem mais agradáveis. Peço, ainda, o subido obséquio da divulgação possível desta informação. Muito obrigado.

    Qjs & abçs do Henrique, o Leãozão

    ResponderEliminar
  34. Boa noite
    Que poema lindo. Que pintiura perfeita parabéns pelo talento. Uma feliz quinta feira.

    ResponderEliminar
  35. Em cada post me impressionas , querida amiga ! A tua imaginação e bom gosto não têm limites !
    Pintura, poesia, música e gatos , aos quais acrescentaria Amigos (com quem se partilham palavras e afectos), são realmente algumas das maneiras de nos refugiarmos das misérias da vida !
    A tua pintura, muitíssimo curiosa e interessante (a fugir à vulgaridade) ; o Poema do gato do José Fanha,... parece-me estar a ouvi-lo dizê-lo, escrita tão caracteristicamente sua ; ... até o conjunto de comentários, fantásticos ! :)

    Beijinhos, Fê ! :)

    ResponderEliminar
  36. Fê, minha linda, que maravilha de tela! A sobreposição é uma técnica admirável pela dimensão que dá aos objetos mostrados. O teu trabalho ficou excelente!
    Já tive oportunidade de admirar outras pinturas tuas por aqui, todas dignas de serem expostas numa galeria. A tua sensibilidade é algo que me encantou quando deparei com telas tão perfeitas. Uma sugestão, meu anjo: coloque as tuas telas ordenadas numa postagem. Como sei que são muitas, tu podes dividi-las em duas ou três postagens. Seria um verdadeiro presente aos olhos de todos nós que tanto te admiramos. Pensa com carinho na sugestão.
    Também gosto muito de pintar, mas algo mais intimista, só mesmo para mim (risos). Tenho consciência de não possuir esta habilidade que tu tens. Por isso mesmo, uma admiração maior por ti, meu anjo!
    Quanto ao poema, que belo! Não conhecia o poeta José Fanha, nada tinha lido dele até então. Mas gostei destes versos em aliteração... Ou é assonância? Não me lembro bem, mas é deliciosa esta repetição de silabas.
    Das “maneiras de nos refugiarmos das misérias da vida” eu enumeraria estas: música, pintura, literatura e dança.
    É numa delas que me refugio quando sinto o coração confrangido, a alma angustiada, os pensamentos desordenados, sentimentos e emoções em tumulto... Numa delas eu (re)encontro o equilíbrio.
    Minha doce amiga, continuo por aqui torcendo por ti... Que te cheguem horas de alegria para que teus dias se tornem prazerosos de serem vividos.
    Que os sonhos que devem estar agora povoando o teu sono possam ser levados em asas douradas de lindos anjos até o coração de Deus, para que retornem a ti, realizados.
    Um beijo, no meu carinho,
    Helena

    ResponderEliminar
  37. Olha o Fanha!
    E a FBB a mostrar as suas habilidades de alma. Bonito em tons Blue.

    Bj.

    ResponderEliminar



Obrigada por estarem desse lado!
Fê Blue Bird