sábado, 5 de maio de 2012

DIA MUNDIAL DA ESPONDILITE ANQUILOSANTE

Nesta nossa breve passagem pela vida, todos nós passamos por momentos mais ou menos marcantes que são pontos de viragem na maneira como encaramos o "nosso pequeno mundo".
Os motivos podem ser positivos ou negativos, mas sabemos que a partir daquele instante tudo se alterou  profundamente e nada volta a ser como dantes.
Para mim, foi no dia em que soube que tinha uma doença crónica degenerativa, que explicava as minhas terríveis dores  constantes.
Já lá vão oito longos anos, e durante este tempo já li inúmeros testemunhos valiosos e corajosos, de pessoas que passaram por este tipo de situação, já reli mil e uma maneiras de viver com algo que nos atemoriza constantemente, e apesar de aprendermos com o tempo a disfarçar a dor,  o sentimento de perda mantém-se.
Este blogue, tal como os outros que fui criando, tem sido um meio eficaz, uma terapia como lhes chamo, para diluir minutos menos perfeitos.
Poderia vos dizer que a minha realidade me ensinou a ver tudo noutra perspectiva, mais humana, mais sensível, mas sei que compreenderão que se pudesse escolher não tinha tido tão eficiente "mestre".
Hoje celebra-se pela terceira vez o Dia Mundial da Espondilite Anquilosante.

Bom fim de semana

Beijinhos
Fê Blue Bird

9 comentários:

  1. Lidar com esse tipo de problema realmente não é uma tarefa simples. Fico feliz por teres optado em enfrentá-lo de frente e seguir mostrando a ele que existem tantas outras coisas na vida para se aproveitar que ele acaba por perder significativamente a importância que gostaria de se atribuir.
    Um beijo querida amiga e obrigada por teres feito a escolha de compartilhar conosco este tão suave espaço.
    Gosto muito de vir aqui e adoro a tua presença por lá.

    ResponderEliminar


  2. Neste link podemos ler que o http://saude.sapo.pt/noticias/saudese regista a 7 de Maio.

    Noutro site, http://www.apifarma.pt/publicacoes/factsheetsAD/Paginas/EA8Mai.aspx
    é indicado o dia 8.

    Irrelevante.

    O que se torna importante é perceber o que é a doença.

    Grato por trazeres este tema a público.

    Beijonhos

    ResponderEliminar

  3. Enfrentar a vida com aquilo com que fomos "brindados" mesmo sem o merecer-mos, obriga a muita coragem e resignação. Sente-se que são coisas que não lhe faltam.
    Força amiga!
    Beijinho
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  4. Observador:

    A Federação de Associações de Doentes com EA (ASIF) propôs à Organização Mundial de Saúde que fosse adoptado como Dia Mundial da EA o primeiro sábado de Maio de cada ano.
    Este ano calhou a 5, no ano passado a 7 e em 2010 a 8.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Li com muito carinho sua postagem
    entendi melhor lendo comentários seus.
    Realmente enfrentar a vida seja qual for o problema é uma das formas que tive que aprender e aceitar minhas condições e limitações.
    Você é muito especial para mim beijos no coração.
    Evanir.

    ResponderEliminar
  6. Prima Fê

    Só quem vive as situaçôes as pode sentir, mas a prima não é mulher de deixar levar e contorna mais essa contrariedade que a vida lhe trouxe.
    Muita força e beijinhos
    Obrigada também pela informação, sempre bom estar-mos atentos.

    ResponderEliminar
  7. Minha querida

    Lidar com as doenças não é nada fácil, eu sei do que falas, parece que estamos sempre na corda bamba, sem saber como será o próximo dia, mas tu és uma mulher de força e que Deus te ajude a nunca perderes a esperança.

    Deixo o meu beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  8. Querida amiga vejo que sofre com esta doença mas um conselho de um amigo que lhe quer bem nunca desanime ,tire sempre um proveito de todas as dificuldades que tem para se fortalecer a cada manha que se levanta e agradeça a Deus por poder acordar e ter sempre a sua volta quem lhe ama ,concerteza serao muitos .Desejo que você nunca desista ,ca estaremos todos para a levantar cada vez que voce esteja em baixo ,um beijo e saude para a pessoa que ha muito aprendi a admirar por tudo que voce e ,pois para mim sempre sera uma referencia na minha vida

    ResponderEliminar
  9. Fê nem todos os seres aprendem com a dor ou com os problemas. Só mesmo os grandes seres e claro que tu és um deles. Conheço alguns que nada aprenderam e depressa esqueceram. Beijinhos

    ResponderEliminar

Todos os comentários serão respondidos e as visitas retribuídas.
Prometo ser tão breve quanto a minha saúde e disponibilidade o permitir.
Obrigada, por me darem 5 minutos do vosso tempo.